Você já leu “Comece pelo Porquê”?
O livro é uma versão mais detalhada da famosa palestra TED intitulada: “Como grandes líderes inspiram ação.”
Criador da famosa ferramenta Golden Circle, neste livro Simon Sinek apresenta qual é a lógica dessa ferramenta e o motivo pelo qual devemos começar pelo Porquê e passar pelo Como até chegar no O quê.
O autor conta algumas histórias de Martin Luther King, Steve Jobs e os irmãos Wright e apresenta diversos exemplos de empresas que possuem a clareza no seu PORQUÊ e como isso influencia todas as ações em todos os níveis hierárquicos.
“Existem líderes e existem aqueles que lideram. Líderes ocupam posição de poder e de influência. Os que lideram nos inspiram”.
O autor acredita que as pessoas não compram o que você vende, mas porquê você vende.
Ter um propósito e ser fiel com ele é o que faz uma empresa se tornar uma verdadeira líder de mercado e das pessoas.
Muitas empresas sabem O QUE vendem e, provavelmente, sabem COMO seu produto ou serviço é feito. Mas pouquíssimas empresas sabem o PORQUÊ.
O PORQUÊ é a razão para fazer aquilo que se faz, o propósito e legado que se quer deixar no mundo.
Existem duas formas de influenciar as pessoas: através da manipulação ou da inspiração.
Sinek enfatiza que os grandes líderes INSPIRAM a ação, eles NÃO MANIPULAM as pessoas para provocar a ação. E eles conseguem isso articulando o PORQUÊ – o propósito, a causa ou a crença por trás do O QUE estão fazendo.
Sinek apresenta um conceito que ele chama de Círculo Dourado.
O Círculo Dourado começa com PORQUÊ bem no centro, seguido por COMO e finalmente O QUÊ na borda do círculo.
A ideia é pensar de dentro para fora, primeiro PORQUÊ, depois COMO, e por fim O QUÊ.
Por que você faz o que faz?
- PORQUÊ? Propósito;
- COMO? O modo de dar vida ao porquê;
- O QUE? Resultado das ações anteriores.
Você precisa ter certeza de que O QUE e COMO você faz as coisas são coerentes com seu PORQUÊ.
O PORQUÊ age como um filtro para a tomada de decisão.
“Filtre suas decisões por meio do PORQUÊ”
Por isso, no papel de líder, você deve se aglomerar com pessoas que acreditem naquilo que você acredita, pessoas que compartilhem o mesmo porquê. Desse modo, você consolida uma base forte e firmada na confiança.
Para descobrir o seu PORQUÊ você precisa passar pelo processo de autoconhecimento. Perceba que para captar o propósito de uma organização ou de um projeto pessoal você precisa voltar às suas origens e se conhecer.
Realização é algo que você alcança ou atinge como uma meta e o sucesso é um sentimento ou um estado de ser.
“As conquistas surgem quando você busca e atinge O QUE deseja. O sucesso vem quando você tem clareza sobre o PORQUÊ o deseja…”
Ter um motivo claro ajuda a se manter no caminho quando a motivação não estiver em lugar nenhum.
Por isso o porquê deve ser sempre o nosso ponto de partida!