Provavelmente você deve ter ouvido falar que, depois de 27 anos, Jeff Bezos deixou o posto de CEO da Amazon.
Fundador e atual presidente da gigante do comércio eletrônico Amazon, o empresário Jeff Bezos bateu uma marca notável ao se tornar o homem mais rico da história recente, com uma fortuna de US $150 bilhões. Ele ultrapassou o patrimônio que Bill Gates tinha em 1999, que era de US $149 bilhões, quando ajustado para valores atuais.
Vale a leitura do último e-mail que ele mandou aos seus mais de 1,3 milhões de colaboradores:
“Amigos da Amazon,
Tenho o prazer de anunciar que neste terceiro trimestre farei a transição para presidente do conselho da Amazon e Andy Jassy se tornará o CEO. Na função de presidente do conselho, pretendo concentrar minhas energias e atenção em novos produtos e novas iniciativas. Andy é bem conhecido dentro da empresa e está na Amazon há quase tanto tempo quanto eu. Ele será um líder notável e tem toda a minha confiança.
Essa jornada começou há cerca de 27 anos. A Amazon era apenas uma ideia e não tinha nome. A pergunta que me faziam com mais frequência naquela época foi: “O que é a internet?”. Felizmente, não tenho de explicar isso há muito tempo.
Hoje, empregamos 1,3 milhões de pessoas talentosas e dedicadas, atendemos centenas de milhões de clientes e empresas e somos amplamente reconhecidos como uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo.
Como isso aconteceu? Invenção. A invenção é a raiz do nosso sucesso. Fizemos coisas malucas juntos e depois os tornamos normais. Fomos pioneiros em reviews de consumidores, em compras com 1-Clique, recomendações personalizadas, remessa incrivelmente rápida do plano Prime, compras no modelo Just Walk Out, compromissos climáticos, Kindle, Alexa, marketplace, infraestrutura de computação em nuvem, escolhas de carreira e muito mais. Se você acertar, alguns anos depois de uma invenção surpreendente, a nova coisa se torna o padrão. As pessoas bocejam. E esse bocejo é o maior elogio que um inventor pode receber.
Não conheço outra empresa com um histórico de invenções tão bom quanto o da Amazon, e acredito que estamos no nosso momento mais inventivo. Espero que você esteja tão orgulhoso de nossa criatividade quanto eu. Eu acho que você deveria estar.
À medida que a Amazon se tornou grande, decidimos usar nossa escala e escopo para liderar em importantes questões sociais. Dois exemplos de alto impacto: nosso salário-mínimo de 15 dólares a hora e o Compromisso Climático. Em ambos os casos, demarcamos posições de liderança e depois pedimos a outros que nos acompanhassem. Em ambos os casos, está funcionando. Outras grandes empresas estão vindo em nossa direção. Espero que você também esteja orgulhoso disso.
Acho meu trabalho significativo e divertido. Eu trabalho com os companheiros de equipe mais inteligentes, talentosos e engenhosos. Nos tempos de fartura, vocês foram humildes. Quando tivemos momentos difíceis, vocês foram fortes e solidários, e fizemos um ao outro rir. É uma alegria trabalhar nessa equipe.
Por mais que eu ainda esteja no escritório, estou animado com essa transição. Milhões de clientes dependem de nós para nossos serviços e mais de 1 milhão de funcionários dependem de nós para seu sustento. Ser o CEO da Amazon é uma responsabilidade profunda e desgastante. Quando você tem uma responsabilidade como essa, é difícil colocar a atenção em qualquer outra coisa. Como presidente executivo, continuarei envolvido em iniciativas importantes da Amazon, mas também terei o tempo e a energia de que preciso para me concentrar no Fundo Day 1, no Fundo Bezos Earth, na empresa Blue Origin, no Washington Post e em minhas outras paixões. Nunca tive mais energia e não se trata de me aposentar. Estou muito entusiasmado com o impacto que acho que essas organizações podem ter.
A Amazon não poderia estar melhor posicionada para o futuro. Estamos acelerando em todas as direções, assim como o mundo precisa de nós. Temos coisas em desenvolvimento que continuarão a surpreender. Atendemos indivíduos e empresas, e fomos pioneiros em dois setores completamente novos e em uma classe totalmente nova de dispositivos. Somos líderes em áreas tão variadas como aprendizado de máquina e logística, e se uma ideia da Amazon exigir mais uma nova habilidade institucional, somos suficientemente flexíveis e pacientes para aprendê-la.
Continue inventando e não se desespere quando a princípio a ideia parecer maluca. Lembre-se de vagar. Deixe a curiosidade ser sua bússola. Continua sendo o Dia 1.
Jeff”
Você achou essa mensagem inspiradora?
Eu confesso que sim, e me levou a refletir sobre a importância de estar preparado para as mudanças.
Toda mudança, independente se positiva ou negativa, carrega a promessa de algo novo gerando a necessidade de adaptação à situação vivida.
Quando a mudança é inevitável, a forma como encaramos e lidamos com a situação faz uma enorme diferença. Mudanças podem causar desconforto, mas ao mesmo tempo podem ajudar a visualizar novos rumos e oportunidades. Crescer pode ser um processo doloroso, mas necessário e inevitável.
Quando estamos diante de uma nova possibilidade, a maneira como agimos faz uma grande diferença e o que diferencia um posicionamento negativo de um positivo, é o quão disponível você está para sair de sua zona de conforto.
Para mudar, é preciso acreditar que este é o melhor caminho.
Você está preparado para mudanças?
Não deixe que o medo paralise sua vida! Os desafios nos movem para frente.
O primeiro dia de aula foi difícil nos primeiros minutos, depois você se acostumou. A primeira semana de trabalho foi cansativa, porém, seu corpo se adequou. O novo parece um bicho papão, mas o tempo mostra que a novidade é boa.
Dê uma chance ao novo, dê uma chance a si mesmo!