UMA LIÇÃO DE JEFF BEZOS

images
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Provavelmente você deve ter ouvido falar que, depois de 27 anos, Jeff Bezos deixou o posto de CEO da Amazon.

 

Fundador e atual presidente da gigante do comércio eletrônico Amazon, o empresário Jeff Bezos bateu uma marca notável ao se tornar o homem mais rico da história recente, com uma fortuna de US $150 bilhões. Ele ultrapassou o patrimônio que Bill Gates tinha em 1999, que era de US $149 bilhões, quando ajustado para valores atuais.

 

Vale a leitura do último e-mail que ele mandou aos seus mais de 1,3 milhões de colaboradores:

 

“Amigos da Amazon,

 

Tenho o prazer de anunciar que neste terceiro trimestre farei a transição para presidente do conselho da Amazon e Andy Jassy se tornará o CEO. Na função de presidente do conselho, pretendo concentrar minhas energias e atenção em novos produtos e novas iniciativas. Andy é bem conhecido dentro da empresa e está na Amazon há quase tanto tempo quanto eu. Ele será um líder notável e tem toda a minha confiança.

 

Essa jornada começou há cerca de 27 anos. A Amazon era apenas uma ideia e não tinha nome. A pergunta que me faziam com mais frequência naquela época foi: “O que é a internet?”. Felizmente, não tenho de explicar isso há muito tempo.

 

Hoje, empregamos 1,3 milhões de pessoas talentosas e dedicadas, atendemos centenas de milhões de clientes e empresas e somos amplamente reconhecidos como uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo.

 

Como isso aconteceu? Invenção. A invenção é a raiz do nosso sucesso. Fizemos coisas malucas juntos e depois os tornamos normais. Fomos pioneiros em reviews de consumidores, em compras com 1-Clique, recomendações personalizadas, remessa incrivelmente rápida do plano Prime, compras no modelo Just Walk Out, compromissos climáticos, Kindle, Alexa, marketplace, infraestrutura de computação em nuvem, escolhas de carreira e muito mais. Se você acertar, alguns anos depois de uma invenção surpreendente, a nova coisa se torna o padrão. As pessoas bocejam. E esse bocejo é o maior elogio que um inventor pode receber.

 

Não conheço outra empresa com um histórico de invenções tão bom quanto o da Amazon, e acredito que estamos no nosso momento mais inventivo. Espero que você esteja tão orgulhoso de nossa criatividade quanto eu. Eu acho que você deveria estar.

 

À medida que a Amazon se tornou grande, decidimos usar nossa escala e escopo para liderar em importantes questões sociais. Dois exemplos de alto impacto: nosso salário-mínimo de 15 dólares a hora e o Compromisso Climático. Em ambos os casos, demarcamos posições de liderança e depois pedimos a outros que nos acompanhassem. Em ambos os casos, está funcionando. Outras grandes empresas estão vindo em nossa direção. Espero que você também esteja orgulhoso disso.

 

Acho meu trabalho significativo e divertido. Eu trabalho com os companheiros de equipe mais inteligentes, talentosos e engenhosos. Nos tempos de fartura, vocês foram humildes. Quando tivemos momentos difíceis, vocês foram fortes e solidários, e fizemos um ao outro rir. É uma alegria trabalhar nessa equipe.

 

Por mais que eu ainda esteja no escritório, estou animado com essa transição. Milhões de clientes dependem de nós para nossos serviços e mais de 1 milhão de funcionários dependem de nós para seu sustento. Ser o CEO da Amazon é uma responsabilidade profunda e desgastante. Quando você tem uma responsabilidade como essa, é difícil colocar a atenção em qualquer outra coisa. Como presidente executivo, continuarei envolvido em iniciativas importantes da Amazon, mas também terei o tempo e a energia de que preciso para me concentrar no Fundo Day 1, no Fundo Bezos Earth, na empresa Blue Origin, no Washington Post e em minhas outras paixões. Nunca tive mais energia e não se trata de me aposentar. Estou muito entusiasmado com o impacto que acho que essas organizações podem ter.

 

A Amazon não poderia estar melhor posicionada para o futuro. Estamos acelerando em todas as direções, assim como o mundo precisa de nós. Temos coisas em desenvolvimento que continuarão a surpreender. Atendemos indivíduos e empresas, e fomos pioneiros em dois setores completamente novos e em uma classe totalmente nova de dispositivos. Somos líderes em áreas tão variadas como aprendizado de máquina e logística, e se uma ideia da Amazon exigir mais uma nova habilidade institucional, somos suficientemente flexíveis e pacientes para aprendê-la.

 

Continue inventando e não se desespere quando a princípio a ideia parecer maluca. Lembre-se de vagar. Deixe a curiosidade ser sua bússola. Continua sendo o Dia 1.

 

Jeff”

 

Você achou essa mensagem inspiradora? 

 

Eu confesso que sim, e me levou a refletir sobre a importância de estar preparado para as mudanças.

 

Toda mudança, independente se positiva ou negativa, carrega a promessa de algo novo gerando a necessidade de adaptação à situação vivida.

 

Quando a mudança é inevitável, a forma como encaramos e lidamos com a situação faz uma enorme diferença. Mudanças podem causar desconforto, mas ao mesmo tempo podem ajudar a visualizar novos rumos e oportunidades. Crescer pode ser um processo doloroso, mas necessário e inevitável.

 

Quando estamos diante de uma nova possibilidade, a maneira como agimos faz uma grande diferença e o que diferencia um posicionamento negativo de um positivo, é o quão disponível você está para sair de sua zona de conforto.

 

Para mudar, é preciso acreditar que este é o melhor caminho.

 

Você está preparado para mudanças?

 

Não deixe que o medo paralise sua vida! Os desafios nos movem para frente. 

 

O primeiro dia de aula foi difícil nos primeiros minutos, depois você se acostumou. A primeira semana de trabalho foi cansativa, porém, seu corpo se adequou. O novo parece um bicho papão, mas o tempo mostra que a novidade é boa. 

 

Dê uma chance ao novo, dê uma chance a si mesmo!

Compartilhe esse post com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Deixe uma resposta