5 DICAS PARA O TELETRABALHO

5 DICAS PARA O TELETRABALHO

Diante da rápida proliferação do novo Coronavírus (Covid-19), o TELETRABALHO se tornou a opção de muitas empresas para diminuir a exposição dos seus funcionários no dia a dia.

Eu e minha equipe já estamos trabalhando dessa forma. E você?

Trabalhar de Home Office pode ser um grande desafio, porque o ambiente de casa é repleto de distrações, não é mesmo?

Antes de contar o que eu tenho feito para manter minha rotina e produtividade, uma rápida explicação sobre a definição de teletrabalho:

O teletrabalho pode ser entendido como aquele que é realizado para o empregador, mas fora do ambiente da empresa, pode ser na residência do empregado ou até fora do país. Trata-se então da prestação de serviços à distância, mediante a utilização da tecnologia e comunicação à distância, ou outros meios que possibilite a prestação de serviços sem a necessidade de o empregado se deslocar até o ambiente da empresa.

O Home Office já é uma tendência mundial, que garante mais conforto aos profissionais, além de aumento da produtividade e redução de custos. Muito interessante, né?

Então vamos lá, sem mais delongas quero compartilhar com vocês como eu fiz e orientei minha equipe a fazer. (Ah, e está funcionando, ok?)
 

Mantenha sua rotina

Meu horário para acordar e dormir não mudou. Meu horário para praticar minhas atividades físicas não mudou. Meu horário para fazer minhas refeições não mudou. Meu horário de trabalho também não mudou. Ou seja, eu estou procurando manter minha rotina mesmo com toda a situação do isolamento social. Afinal, não estou de férias.
Recomendo que você arrume sua cama ao levantar-se e troque-se como se fosse sair de casa para trabalhar. Seu cérebro vai assimilar melhor que você está ativo mesmo parecendo domingo.

 

Crie seu local de trabalho

Se em sua casa existe um cômodo para ser escritório, ótimo. Se não, você precisa criar um ambiente para si. Nem sempre isso vai ser simples, eu sei. Mas é importante que exista um cantinho, de preferência que não seja na cama ou sofá, para trabalhar. E esse cantinho precisa estar sempre organizado e equipado com tudo o que você precisa.
 

Desconecte-se

Se é difícil no ambiente de trabalho, imagina em casa? É muito difícil, eu sei! Evitar distrações acho que é o maior desafio de tudo isso, mas é fundamental para você manter-se produtivo em casa. A televisão e as redes sociais, por exemplo, parecem te chamar pelo nome, por isso não podem roubar o foco durante o seu expediente, ok? Use e abuse de apps que ajudam a manter a concentração, como o Forest.

“Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.” (Steve Jobs)
 

Defina metas

Você já está vestido adequadamente, já sabe qual é o seu horário de expediente, o seu local de trabalho já está pronto e você já se desconectou do que pode te atrasar. Certo?

Agora basta estabelecer as metas do dia ou semana. Quando você planeja com antecedência as suas tarefas, é muito mais fácil identificar as prioridades do seu dia e fazer o que tem que ser feito, sem procrastinar. E não, esse planejamento não precisa ser nada complexo e elaborado; eu uso a Agenda Google e gosto demais. Outra ferramenta que utilizo bastante para meu planejamento é o Evernote, se você ainda não conhece, experimente.

Mas você pode simplesmente escrever o que precisa fazer em um pedaço de papel ou o que funcionar melhor para você. Fazer um checklist com todas as atividades e pendências e estabelecer prazos para finalizar. Aproveito aqui para indicar o Trello, uma ferramenta excelente para planejar e organizar tarefas e projetos.

O importante é que seja fácil de enxergar sua lista de tarefas, porque é um dos jeitos mais fáceis e eficientes de aumentar a produtividade.

 

Comunique-se

Eu não passo o expediente todo em contato com minha equipe, mas mantenho o canal de comunicação aberto o tempo todo. Agora no teletrabalho se torna mais importante que essa comunicação seja constante, assim conseguimos nos manter alinhados.

Tente manter uma comunicação:

  • Construtiva
  • Eficiente
  • Clara

Desse modo evitam-se falhas e ruídos no processo, o clima fica mais agradável fugindo de toda essa tensão da pandemia e o trabalho flui para todos. Caso seja necessário realizar reuniões, sugiro que sejam curtas (máximo 30 minutos) e através de vídeo chamadas, para isso você usar o Skype ou o Zoom Meetings, por exemplo.

Sei que tudo o que falei pode parecer óbvio e até meio bobo, mas nem sempre conseguimos enxergar como pequenos passos como esses podem fazer diferença na hora de ter sucesso e disciplina nesse desafio chamado teletrabalho.

Lembre-se: "As espécies que sobrevivem não são as espécies mais fortes, nem as mais inteligentes, e sim aquelas que se adaptam melhor às mudanças".

Que tal uma dica extra?

TÉCNICA POMODORO

É um método para melhorar a administração do tempo. Utiliza-se um cronômetro para dividir o tempo dedicado à tarefa em 25 minutos. Após a realização da tarefa em 25 minutos (1 pomodoro) um pequeno intervalo, e assim por diante.

A técnica é absurdamente simples e absurdamente efetiva.

Como Funciona?

1 – Escolha uma tarefa que você quer realizar

Qualquer tipo de tarefa, grande ou pequena. O único requisito é que seja algo que precise de sua total atenção.

2 – Programe o pomodoro por 25 minutos

Faça um trato consigo mesmo: eu vou passar os próximos 25 minutos nessa tarefa e não vou parar por nada no mundo. Você verá que é mais fácil que imagina, afinal, são apenas 25 minutos!

3 – Faça a tarefa até o alarme do pomodoro tocar

Mergulhe na sua tarefa pelos próximos 25 minutos.Se no meio da tarefa você perceber que tem alguma coisa para fazer, escreva em um pedaço de papel e só apenas depois da tarefa finalizada faça. Nada de redes sociais ou qualquer outra distração.

4 – Quando o pomodoro tocar, anote em um papel

Parabéns, você conseguiu um pomodoro inteiro sem interrupção. Anote no papel. É importante você ter noção de quantos pomodoros utiliza em cada tarefa.

5 – Faça um intervalo curto

Depois de um pomodoro de 25 minutos, relaxe um instante. Tome um café, caminhe um pouco, faça qualquer coisa que não seja relacionada à tarefa durante 5 minutinhos.

6 – A cada 4 pomodoros, faça um intervalo longo

20 ou 30 minutos, você decide. Seu cérebro utilizará essa folga para assimilar nova informação e descansar até o próximo conjunto de 4 pomodoros.

Quais as vantagens da Técnica Pomodoro?

  • Você descobrirá quanto esforço e tempo gasta em cada atividade,
  • Você Diminuirá suas interrupções,
  • Você estimará melhor seu esforço nas atividades,
  • Você vai aproveitar melhor o seu tempo de descanso,
  • Você conseguirá definir os objetivos com mais clareza.

Eu conheci essa técnica e achei muito bacana. É um jeito bem agradável e simples de desenvolver disciplina e aprender a manter o foco. E uma maneira de tornar sua adaptação no teletrabalho mais fácil!

E não se esqueça:

  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
  • Evite aglomerações se estiver doente.
  • Mantenha os ambientes bem ventilados.
  • Não compartilhe objetos pessoais.

#fiqueemcasa #emcasa #quarentenanaoeferias #isolamentosocial #todosemcasa #vaipassar #todoscontraocoronavirus


Categorias


Cadastre seu e-mail e receba as novidades.