Universo Coaching e suas verdades

Universo Coaching e suas verdades

“Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo”(José Roberto Marques.)

Hoje a Forbes fez uma publicação muito interessante, com o tema Tudo sobre coaching: como não errar na escolha de um bom profissional e me fez refletir sobre alguns aspectos que achei importante dividir com você.

Você entende, de verdade, o que é Coaching?

Então, para começar, vou te contar um pouco sobre a origem de tudo isso.

A história do Coaching começa há muito tempo, quando a palavra começou a ser utilizada para descrever os cocheiros, que eram os profissionais que conduziam as carruagens (coche) até seu destino.

Em 1831, o Coaching passou a ser integrado no campo dos esportes.

O norte americano Timothy Gallwey, criou o método chamado “Inner Game”, ou Jogo Interior, que considera que o oponente real do esportista não é outro competidor, mas suas próprias limitações e fraquezas. Este jogo interno visa superar hábitos mentais que podem inibir o bom desempenho.

Seu método foi tão bem-sucedido que passou a ser utilizado no golfe, no esqui e depois, por volta de 1950, por empresas e corporações. O termo passou a ser empregado na literatura business como competência de desenvolvimento de pessoas.

O Coaching é uma das metodologias de desenvolvimento humano e empresarial, e de aceleração de resultados, que mais tem contribuído para que indivíduos e empresas alcancem seus objetivos em um curto espaço de tempo.

E é indicado para quem deseja alcançar objetivos específicos, desenvolver habilidades, aprimorar competências e atingir resultados extraordinários.

O processo também aumenta a motivação e a produtividade, facilitando a interação e melhorando a comunicação. Este é um diferencial extremamente importante para aqueles que buscam e almejam o sucesso.

Para o vice-presidente, Marcus Baptista, da ICF (International Coaching Federation, em tradução livre, Federação Internacional do Coach) no Brasil, o coaching em sua essência “é o processo de desenvolvimento do outro que trabalha o propósito de auto responsabilidade para que o cliente (coachee) desenhe suas próprias soluções com o apoio de um profissional em sua jornada pessoal”.

É muito importante frisar que o Coaching não segue uma fórmula pré-definida. Ele é um processo personalizado, construído ao redor e a partir de cada orientado e este precisa estar em sintonia com seu coach.

É de suma importância que se tenha afinidade entre os dois, caso contrário a jornada que deveria ser prazerosa, esclarecedora e renovadora, passará a ser pedante, tediosa e sacrificante.

A partir de pequenas metas, então, o coachee aproxima-se de sua meta maior e final. Lembrando que “sucesso” varia de acordo com cada pessoa. Para alguns, o objetivo é fazer uma elaborada transição de carreira. Já para outros, ser bem-sucedido em determinado momento consiste em se tornar alguém mais organizado e paciente. Seja uma meta “grande” ou “pequena”, ambas vão impactar em muito a vida da pessoa.

O Coaching também se caracteriza por ser muito honesto e direto. Através de questionamentos precisos, o coach estimula seu orientado a rever questões externas e internas que muitas vezes estão esquecidas no subconsciente.

É importante ressaltar que o tutor jamais influencia o contratante a algo, apenas facilita que ele amplie sua visão, podendo escolher com mais firmeza o caminho que deseja trilhar a qualquer momento.

É por isso que o Coaching revolucionou o mundo e continua mudando a forma de se trabalhar, pensar e lidar com terceiros e com o eu interior.

Esse processo, desde que nasceu, vem iluminando pessoas com grandes ideias e com potenciais absurdamente maravilhosos a entrarem de vez na área que desejam estar, que, consequentemente farão a diferença à sua maneira.

O mundo seria bem diferente sem as ideias de Bill Gates, Oprah e Walt Disney, todos eles utilizaram o Coaching para tornarem seus sonhos realidade e transformarem a sociedade.

Dito isto, eu espero ter ajudado a entender um pouco mais sobre o universo e significado do Coaching. E para finalizar, uma listinha de MITOS X VERDADES, para eliminar qualquer dúvida que ainda possa existir:


Categorias


Cadastre seu e-mail e receba as novidades.