Meditação: Experimente a Transformação

Meditação: Experimente a Transformação

Nas últimas postagens, eu trouxe alguns hábitos que eu adotei em minha vida e me impactaram de maneira positiva e continuam contribuindo tenho para o meu desenvolvimento pessoal.

Por isso, hoje quero trazer para vocês outra prática maravilhosa que já faz parte da minha vida: a meditação.

Minha rotina, e a sua também provavelmente, são pesadas. O desgaste durante o dia a dia é enorme, né? Trânsito, corrida contra o relógio, estudos, muitas demandas na vida profissional e pessoal, e daí por diante... E aí acontece que o estresse bate, a insônia te visita na madrugada, nossa imunidade cai... Isso acontece porque nem sempre nossa mente está saudável.

A meditação é um meio de cuidar da sua mente, assim como você cuida do seu corpo e da sua saúde. Por isso, muitos médicos recomendam a meditação, uma forma simples de recuperar as energias, deixar o estresse de lado, aumentar a produtividade e viver mais leve.

O Hospital Israelita Albert Einstein realizou pesquisas sobre os benefícios da meditação diária, e concluiu que aumenta a concentração do praticante e ainda os efeitos benéficos da prática persistem durante as tarefas do dia a dia.

As Universidades da Califórnia, de Boston e Wisconsin-Madison realizaram estudos, e concluíram, respectivamente, que a meditação diária ajuda no controle da ansiedade, déficit de atenção, hiperatividade, estresse e depressão, trazendo maior estabilidade emocional ao praticante.

Incrível, não é mesmo? Descobri até que um presídio na Índia adotou a meditação para controlar a superpopulação prisional e diminuir as brigas no local. Então, vamos pôr em prática?

Mas antes, você sabe o que é meditar?

Em termos conceituais, pode-se dizer que a meditação corresponde a um conjunto de técnicas que visam atingir níveis avançados de concentração.

Para mim, meditação é como uma jornada interior. Autodescoberta ou, na realidade, uma nova descoberta. É o meu momento reservado para a reflexão e o silêncio, longe da agitação da vida cotidiana.

Então, o que eu posso te dizer é: Para descobrir o que é meditar de verdade, a melhor maneira é meditando.

4 Passos para você começar a meditar:

O primeiro passo é encontrar um lugar de paz. É importante que seja um ambiente sem distrações e ruídos, para que o corpo consiga entender cada movimento e para que a mente esteja integrada a cada sensação que esteja ao redor.

O segundo passo é escolher o melhor horário para você. Eu particularmente, prefiro fazer pela manhã, antes de dar início às minhas atividades do dia. Mas, pode ser que você prefira terminar o seu dia esvaziando sua mente, meditando como forma de agradecimento. Essas escolhas não possuem determinações, tudo vai de acordo com o que a pessoa está sentindo no momento e o que ela precisa.

Não existe um momento determinado, quem determina o seu momento e quantas vezes por dia é a própria pessoa e cada um sabe qual a necessidade do seu corpo e mente.

O terceiro passo é ficar confortável. Encontre a posição que melhor funciona para você. Para mim, é sentado. Me sento no sofá, olhos fechados e música relax. Mas novamente, cada um sabe qual a necessidade do seu corpo e mente, então se funciona para você estar deitado, em pé ou de ponta cabeça, assim o faça!

E por fim, mas não menos importante, fique atento à respiração, pois esse é um ponto principal na meditação. Nesse momento, toda a concentração estará direcionada à maneira como respiramos e como nosso corpo responde a cada movimento que fazemos.

E agora, caso eu ainda não tenha te convencido, vou listar alguns dos benefícios já conhecidos da meditação:

Com tantos benefícios relatados tanto por quem experimenta a meditação como pela ciência, você não vai deixar de experimentar, vai?

Depois me conta o que achou, e não esquece de compartilhar esse post com alguém que você acha que vai gostar!

Abraço e até a próxima!


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