Check list: Você planeja o seu dia?

Check list: Você planeja o seu dia?

Quando chega o final do seu dia, você sente que aproveitou ao máximo e realizou as atividades planejadas ou você fica com aquela sensação que o dia não rendeu?

Então eu vou dividir com você como eu aprendi a organizar o meu dia e torná-lo mais produtivo.

Quando você planeja com antecedência as suas tarefas, é muito mais fácil identificar as prioridades do seu dia e fazer o que tem que ser feito, sem procrastinar.

E não, esse planejamento não precisa ser nada complexo e elaborado; eu uso a Agenda Google e gosto demais. Recomendo porque me atende de diversas formas e é cheia de funcionalidades que se adequam às minhas necessidades. Outra ferramenta que utilizo bastante para meu planejamento é o Evernote, se você ainda não conhece, experimente.

Mas você pode simplesmente escrever o que precisa fazer em um pedaço de papel ou o que funcionar melhor para você. O importante é que seja fácil de enxergar sua lista de tarefas, porque é um dos jeitos mais fáceis e eficientes de aumentar a produtividade.

Como falamos no último post, acordar cedinho é um hábito que você pode adotar para melhorar a produtividade do seu dia. E foi assim que eu cheguei no método que utilizo até hoje que consiste em dividir o dia em blocos.

Meu primeiro bloco começa às 4:40 da manhã e encerra as 9:00. Nesse período eu medito e faço minhas orações, faço minha leitura matinal, tomo meu banho gelado, preparo minhas marmitas, faço exercícios físicos e dai por diante.

Meu segundo bloco vai das 9:00 até as 13:00. Nesse momento eu estou trabalhando, como Gerente Executivo em uma Instituição Financeira. Meu foco é voltado completamente para essa atividade, pois são muitas reuniões e decisões e várias demandas que precisam de toda a minha atenção, por isso, é fundamental desativar as notificações das redes sociais.

É importante ressaltar que precisamos utilizar a tecnologia ao nosso favor. Não podemos ser controlados por nossos celulares. Então, sempre que você se dispor a realizar alguma coisa, dedique todo o seu tempo e atenção naquilo que está executando e controle seus impulsos de se render às redes.

Meu terceiro bloco é meu horário de almoço, das 13:00 as 15:00 e eu aproveito esse tempo também, nada de ficar no ócio. Eu assisto uma série ou faço uma massagem. Às vezes, faço aula de inglês, ou encontro um amigo, checo minhas redes sociais, enfim... Evito que essa hora seja uma hora “morta” do meu dia. Seja para realizar uma atividade da lista de afazeres ou para relaxar e divertir.

No quarto bloco, que dura das 15:00 até as 19:00 eu volto para o trabalho e mantenho o foco e a disposição na execução das minhas demandas.

E por fim, meu último bloco que é quando me dedico ao meu empreendimento. Vou para o meu escritório, faço meus atendimentos como Coach, me reúno com parceiros e dou encaminhamento para as demandas desse meu projeto. Além disso, vou para academia novamente, as vezes fico um pouco na piscina/sauna, curto com minha esposa, faço leitura e estudo e me organizo para o dia seguinte.

Essa forma foi como eu consegui atuar em alta performe todos os dias e quando chega à noite eu tenho a certeza que meu dia foi produtivo e consegui realizar tudo o que estabeleci.

Mas e você, o que tem feito para sair da sua zona de conforto e fazer seu dia render?

Eu espero que a minha experiência tenha te ajudado a tomar a decisão de mudar sua rotina e adotar esse hábito de planejamento diário.

Compartilha esse post com um amigo e até a próxima.


Categorias


Cadastre seu e-mail e receba as novidades.