BANHO GELADO: NEM MORTO OU NÃO VIVE SEM?

BANHO GELADO: NEM MORTO OU NÃO VIVE SEM?

"As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente." Zig Ziglar

 

Quero compartilhar com vocês sobre um hábito que adotei há muitos anos em minha vida e faz toda a diferença nos meus dias até hoje: o banho gelado!

Quando eu decidi iniciar os estudos para conquistar uma vaga no serviço público, eu encontrei dificuldades em acordar cedinho e encarar a rotina diária. Buscando ferramentas que me auxiliassem a vencer essa barreira, me deparei com os benefícios que um banho gelado tem.

Testei por 21 dias e nunca mais parei. Sim, eu tomo banho gelado até hoje, todos os dias.

Baseado em vários estudos que circulam o mundo, vou te apresentar alguns benefícios comprovados e tenho certeza que você vai querer experimentar e não vai mais conseguir parar, afinal, é muito bom!
 

ESTIMULA A PERDA DE PESO

Estudos mostram que quando o corpo é exposto a temperaturas baixas, ele é obrigado a aumentar a sua taxa metabólica para manter-se aquecido.

Existem dois tipos de gordura em nossos corpos. A gordura marrom e a gordura branca. A gordura branca é a gordura corporal que ninguém gosta/quer, já a gordura marrom é a boa, pois é a responsável por gerar calor e manter o seu corpo aquecido.

Quando você toma um banho de água fria, a gordura marrom é ativada, resultando em um aumento no gasto de energia para manter o seu corpo quentinho, e consequentemente, aumentando o gasto de calorias.

AUMENTA A IMUNIDADE E MELHORA A CIRCULAÇÃO

Isso acontece principalmente porque as baixas temperaturas elevam o metabolismo.

De acordo com um estudo realizado na Inglaterra, tomar banhos frios regularmente aumenta a quantidade de células brancas que servem para lutar contra doenças.

Além disso, os banhos gelados melhoram a circulação do sangue, ajudando a nutrir o corpo, enviando sangue para os órgãos e os mantendo aquecidos.

Uma dica de ouro:  Ao entrar na água gelada, respire fundo. Esse é um ótimo exercício de respiração.

PELE E CABELO SAUDÁVEIS

Você sabia que a água quente resseca a pele e os cabelos?

Isso ocorre porque ela remove os óleos naturais produzidos pelo corpo.

A água gelada diminui coceiras e palidez e fecha os poros e cutículas, dando mais brilho ao cabelo e pele.

 

A essa altura você já deve estar convencido a testar esse hábito maravilhoso, né?

E não acabou ainda, acredita?

REDUZ O ESTRESSE

Banhos frios treinam o seu sistema nervoso para ser mais resistente ao estresse.

Como mostrado em um estudo, banhos de água fria agem como uma pequena forma oxidativa de estresse em seu sistema nervoso, e com o tempo o seu corpo se adapta a isso. Além disso, um banho gelado irá diminuir os níveis de ácido úrico, aumentando os níveis de glutationa no sangue fazendo com que fique, de modo geral, menos estressado.

DESPERTA A ATENÇÃO E O FOCO

Quando você toma um banho gelado, é comum se sentir acordado e alerta por muitas horas.

À medida que a água fria melhora o transporte de nutrientes pelo organismo e preenche as células com oxigênio, faz você ficar mais atento. Você começa a se cansar menos e conseguirá se concentrar em uma tarefa por mais tempo.

Isso acontece pela produção do hormônio noradrenalina, que aumenta na exposição ao frio. Ele é capaz de diminuir dores no corpo, além de melhorar o seu humor e concentração até o fim do dia.

AUMENTA A PRODUTIVIDADE

Para se sentir mais energizado e acordar com mais facilidade, um banho frio é exatamente o que precisa pela manhã. Ele ativa o funcionamento das células e a circulação sanguínea. Por isso, você sente mais força e energia para resolver problemas importantes.

AUMENTA A SUA FORÇA DE VONTADE

Acredite ou não, o banho frio tem o poder de te dar um gás... Superar todos os dias o desafio de encarar a água gelada faz com que seu corpo e a sua mente tenham que se adaptarem constantemente.

Você já começa o dia fora da sua zona de conforto. Se isso não é ser uma melhor versão de si mesmo, eu não sei o que é!

 

E aí, totalmente animado para adotar esse novo hábito em sua rotina?

Eu tenho certeza que sim, mas eu sei que o que falta é a coragem, até porque é difícil mesmo tomar um banho frio logo cedo, então que tal começar aos poucos?

Finalize o banho com água gelada, e vá aumentando gradativamente. Logo você estará totalmente adaptado e desfrutando de todos os benefícios em sua vida!

Você gostou desse post? Compartilhe com seus amigos que precisam conhecer o poder do banho frio!

Experimente o banho frio e depois me conta o que você achou, tá bom?

Bom final de semana, e até a próxima!


Categorias


Cadastre seu e-mail e receba as novidades.